NOTÍCIA

Bolsonaro propaga fake news sobre Covid-19 e Instagram oculta postagem

Por PCdoB na Câmara

Publicado em quinta-feira, 14 de maio de 2020



O Instagram ocultou um post com conteúdo falso replicado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta semana nos stories de sua conta oficial. A mensagem afirmava, incorretamente, que o número de mortes por doenças respiratórias no Ceará caiu entre 16 de março e 10 de maio de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019.

Neste intervalo de 2019, foram registradas 1.976 mortes por doenças respiratórias, enquanto, em 2020, foram 2.639 mortes. O aumento foi de 33% durante o período da pandemia do novo coronavírus.

O tema foi abordado pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), através das suas redes sociais. “Mais uma vez, Bolsonaro teve uma postagem excluída por ser uma informação falsa. É uma postura lamentável e vergonhosa”, disse.

No compartilhamento do comparativo das mortes, o presidente escreveu que havia “algo muito estranho no ar”. Porém, segundo a Agência Lupa de checagem de dados, os dados são improcedentes e não condizem com a realidade. O post foi ocultado. Ainda é possível vê-lo, mas o usuário é imediatamente alertado sobre a “informação falsa”. “Falso. É falso que, no Ceará, o número de mortes por doenças respiratórias diminuiu em 2020”, diz a justificativa apresentada pelos verificadores de fatos, que vasculham as redes sociais para diminuir a propagação de fake news.