quarta-feira, 4 de julho de 2018

Política Externa e Inserção Internacional são temas de audiência na CDEICS



A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços realizou nesta quarta-feira (04), o Painel “Política Externa e Inserção Internacional”. Participaram da audiência o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC, Abrão Neto e pesquisador do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IE/UFRJ, David Kupfer.

O economista David Kupfer falou sobre a Competitividade Industrial e Desenvolvimento, onde as novas razões se dão no encadeamento entre indústria e serviços de alta qualificação via inovação e diferenciação de produtos. Kupfer diz que a “servitização” da indústria acontece devido as mudanças tecnológicas e organizacionais. Concluiu sua apresentação defendendo uma repactuação, sendo elas no Pacto Federativo; Pacto Público-Privado; Pacto Social; Pacto Capital-Trabalho e Pacto Internacional.

O secretário Abrão Neto apresentou o atual quadro da balança comercial brasileira, onde o saldo da balança é positivo e elencou as prioridades do comércio exterior para o ano de 2018, que são: Facilitação de Comércio; Acordos Comerciais; Acordos de Investimentos; Apoio ao Exportador; Promoção da Cultura Exportadora; Drawback. Neto informou ainda a mudança no cenário do portal único da Siscomex e as assinaturas dos Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos com sete países/blocos.

O presidente da CDEICS, deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) disse que os painéis que a Comissão estão sendo realizados tem como objetivo contribuir para os grandes debates da nossa sociedade e principalmente pelo momento político do país, ainda mais com o processo eleitoral que se avizinha, ajudando assim na reflexão desses temas importantes para sairmos da crise que o país enfrenta. O deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) fez alguns questionamentos aos palestrantes sobre os grandes blocos econômicos com suas indefinições, devido as mudanças unilaterais das grandes potências mundiais. Logo depois das considerações finais dos palestrantes, o parlamentar agradeceu a valiosa contribuição dada pelos convidados e encerrou a audiência pública.

 

Fonte: Assessoria de comunicação da CDEICS









Últimas Notícias



Entidades e governo defendem o Acordo de Madrid em audiência pública da CDEICS


Daniel participa de homenagem aos 75 Anos da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

Eleições 2018
Convenção Eleitoral confirma o projeto do PCdoB para as Eleições 2018


CDEICS encerra primeiro semestre elegendo o Segundo e o Terceiro vice-presidentes da mesa diretora da Comissão

CDEICS
Precarização e direitos trabalhistas são destaques em painel da CDEICS


Notícias relacionadas



Entidades e governo defendem o Acordo de Madrid em audiência pública da CDEICS

Fórum Social Mundial
Daniel Almeida participa da ‘Assembleia Internacional em Defesa das Democracias’ durante Fórum Social Mundial

Fórum Social Mundial
Fórum Social Mundial começa nesta terça (13) em Salvador


“Marcha das Mulheres é movimento de resistência, empoderamento e luta”, afirma Daniel Almeida

Congresso Nacional da CTB será em Salvador
CTB realiza 4o.Congresso Nacional em Salvador



Escritório Político Salvador:
Rua Rubens Guelli, 134, Ed. Empresarial Itaigara, sala 203
Itaigara, Salvador-BA
CEP: 41815-135

Tel: (71) 3266-0063
ascom@daniel.org.br