NOTÍCIA

Daniel Almeida destaca importância da indústria química durante pandemia

Por Ascom Abiquim

Publicado em quarta-feira, 27 de maio de 2020



O coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Frente Parlamentar da Química na Câmara, deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) participou de uma reunião com representantes da indústria química, no dia 19 de maio, via videoconferência. O presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, iniciou a reunião destacando a amplitude da indústria química, que, segundo ele, engloba empresas com alta demanda durante a pandemia e outras com operações paradas.

O presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, iniciou a reunião destacando a amplitude da indústria química, que, segundo ele, engloba empresas com alta demanda durante a pandemia e outras com operações paradas. Em seguida, foi tratada a inclusão do setor no Decreto nº 10.282/2020 que lista os serviços públicos e as atividades essenciais. Marino explicou que a definição, no âmbito da União, se fez necessária para mitigar problemas enfrentados em níveis estaduais ou municipais, como bloqueio de fronteiras ou falta de especificação para funcionamento do setor. “Movimentações para alterações desse Decreto podem ser prejudiciais à indústria”, afirmou.

Almeida afirmou que irá observar o tema com mais profundidade e irá tratá-lo com outros líderes e com o presidente da Câmara. Também expressou sua preocupação com as dificuldades enfrentadas pelas empresas de médio e pequeno porte na obtenção de créditos, além de preocupação com a manutenção de empregos, destacando articulações para aprovação da Medida Provisória (MPV) 936/2020, que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

O coordenador da FPQuímica  concluiu destacando o interesse em comunicação com a indústria e sua disposição para defesa do setor. O executivo da Abiquim, Marino frisou também as iniciativas sociais da indústria para combate à pandemia. Ele citou a doação de espessantes para álcool gel ou o próprio produto, a doações de materiais para fabricação máscaras ou mesmo de recursos financeiros para custeio de respiradores.

Participaram da reunião o gerente de Relações Institucionais da Oxiteno, Frederico Marchiori Xavier de Jesus; a Relações Institucionais da Oxiteno, Veronica M. Horner Hoe Lopes; o Relações com Investidores e Relações Institucionais da Unipar, Sergio Luiz Baptista dos Santos; os assessores de Relações Institucionais da Abiquim, Lidiane Soares e Pável Pereira; o diretor da Umbelino Lobo, Antônio Marcos Umbelino Lôbo; e o assessor da Umbelino Lobo,  Leonardo Nunes.