segunda-feira, 2 de abril de 2018


FAFEN

Após pressão da Oposição, governo recua no fechamento da Fafen



Bancada Comunista anuncia para o início de abril a realização de uma Comissão Geral, no Plenário da Câmara dos Deputados, para discutir o plano de desinvestimento do governo Temer na área de fertilizantes e para a Petrobras.

Richard Silva PCdoB na Câmara

Em reunião na Câmara, nesta terça-feira (27), parlamentares da Bahia e de Sergipe, governador e vice dos estados e representantes de setores do agronegócio e da indústria da região solicitaram estudo de subsídio para manutenção das atividades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen).

Segundo o presidente da Petrobras, Pedro Parente, o governo deve suspender o plano de “hibernação” das duas unidades da estatal. Isto representa um passo atrás na estratégia de deixar o setor de fertilizantes, previsto no Plano de Negócios e Gestão.

De acordo com o deputado Davidson Magalhães (PCdoB-BA), a resposta é um sinal positivo. Mas o projeto de desmonte da indústria nacional permanece ameaçando empregos. “Nós precisamos durante esse período (prazo de negociações), que coincide com o período eleitoral, derrotar esse governo e reverter esse processo, mantendo a Petrobras forte. É muito importante para a independência nacional”, acentuou.

Serão quase 180 dias, a partir de junho, em que os estados e as indústrias deverão apresentar soluções para o empasse. Parente ainda fez um alerta quanto aos possíveis incentivos da União para evitar o fechamento das fábricas. “Com subsídios nós não podemos fazer. Quero deixar isso claro para os senhores, olhando olho no olho”.

A Fafen produz atualmente insumos essenciais para a produção agrícola. Fato que, para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), obriga qualquer nação a tratar sua manutenção como fundamental para o desenvolvimento da economia. “Ficou evidente aqui que a política de desinvestimento é a matriz nuclear do atual governo. Apesar do esforço do presidente da Petrobras em dizer que Temer não sabia do fechamento das fábricas, a venda dos ativos das subsidiárias da Petrobras é uma realidade. Temos um Brasil exportador de commodities e retraído na construção da sua tecnologia”, enfatizou Alice.

As duas unidades devem continuar funcionando e os empregos estarão garantidos até a conclusão das negociações. Neste período, será criada uma comissão, formada por deputados, governadores e empresários para encontrar uma forma de preservar a indústria de fertilizantes na Bahia e no Sergipe.

A unidade da Petrobras em Camaçari (BA) é a primeira fábrica do Polo Petroquímico local, responsável pela produção de 474 mil toneladas/ano de ureia, 474 mil toneladas/ano de amônia e 60 mil toneladas/ano de gás carbônico.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), anunciou a realização de Comissão Geral, no dia 10 de abril, para debater os impactos da medida no aumento do desemprego e a política de desnacionalização da Petrobras. Foram convidados os governadores dos dois estados, representantes dos trabalhadores e o presidente da estatal petrolífera. “Para que todos possam se posicionar diante desse desmonte”, afirmou.

Por: Iberê Lopes
Fonte: PCdoB na Câmara









Últimas Notícias



NOTA DE REPÚDIO

Câmara dos Deputados
Daniel Almeida assume a presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico

Fafen
Desinvestimento na Petrobras aumenta desemprego

Conquista
Deputado Daniel Almeida recebe o título de Cidadão Conquistense


Comissão Geral debate fechamento da Fafen nos estados da Bahia e Sergipe


Notícias relacionadas


Câmara dos Deputados
Daniel Almeida assume a presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico

Fafen
Desinvestimento na Petrobras aumenta desemprego


Comissão Geral debate fechamento da Fafen nos estados da Bahia e Sergipe

Fafen
Governo fecha fábrica de fertilizantes da Petrobras

Fábrica
Daniel Almeida solicita Comissão Geral para tratar sobre fechamento da FAFEN



Escritório Político Salvador:
Rua Rubens Guelli, 134, Ed. Empresarial Itaigara, sala 203
Itaigara, Salvador-BA
CEP: 41815-135

Tel: (71) 3266-0063
ascom@daniel.org.br