NOTÍCIA

Em Brasília, Bancada da Bahia realiza reunião sobre novo fluxo de pagamentos de Emendas Federais

Por Com informações da Ascom da Serin

Publicado em sexta-feira, 6 de setembro de 2019



O Governo do Estado, através da titular da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia (Serin), Cibele Carvalho, foi recebido na tarde da última quarta-feira (04), na Câmara dos Deputados Federais, em Brasília, pela Bancada Baiana para discutir mais uma vez a destinação e o formato das Emendas Impositivas de Bancada. O Governo aposta e considera positiva a nova forma de trabalho implementada, pois estabelece melhor diálogo entre o Estado e os deputados neste quesito.

Estiveram presentes deputados da base do governo e oposição, que na oportunidade apresentaram suas dúvidas sobre o processo, que, de acordo com a secretária Cibele já está ativo desde a apresentação do novo formato, no mês de maio. "Nós, na Serin, já estamos trabalhando e atendendo os deputados e agilizando o fluxo de pagamentos. E todos foram informados sobre a decisão do Governador Rui Costa em centralizar na Serin a sistematização, o acompanhamento, o monitoramento e o cumprimento dos pagamentos das emendas, pois já está em prática este novo fluxo, e com bons resultados".

A estimativa é que as o total das emendas ultrapasse  200 milhões, dessa forma, o governo tem que trabalhar com um olho no orçamento do Estado. Durante a reunião, as pastas mais demandadas para execução das emendas de 2016 a 2018, as Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), da Saúde (Sesab) e da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) realizarão prestação de contas aos deputados.

De acordo com o coordenador da Bancada, o deputado federal Daniel Almeida, a discussão sobre as emendas ao orçamento de 2020 foi satisfatória: “Tivemos quase 100 por cento de participação, foi importante, pois tende a reforçar as emendas como um importante recurso para investimento em políticas públicas no Estado da Bahia. Dessa forma, estou satisfeito com a prestação  de conta feita pelos secretários, representando o governador Rui Costa. Eles trouxeram informações centrais para a melhorias do fluxos dos pagamentos”.

Os deputados presentes demonstraram satisfação e esperança que o processo fique mais ágil com a nova metodologia  de centralização do trabalhos e também com os esclarecimentos feitos pela titular da Serin e da equipe de governo. De acordo com a chefe de Gabinete da Sesab, Nelma Carneiro, que representou o titular Fábio Vilas Bôas, os procedimentos adotados darão celeridade, permitindo que várias entregas ocorram até o mês de dezembro deste ano. Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Rural, o deputado Josias Gomes, e Sandra Carvalho, representando o secretário Lucas Costa.