quarta-feira, 27 de março de 2019

Filhos de Gandhy celebram cultura da paz em sessão solene na Câmara



Símbolo de tradição e ancestralidade, os Filhos de Gandhy completam 70 anos de fundação com homenagem realizada no plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (27).

Ao som dos atabaques, agogôs e ijexás, membros do Afoxé Filhos de Gandhy participaram da Sessão Solene em comemoração ao aniversário do bloco e pelos 470 anos da cidade de Salvador, proposta pelos deputados Daniel Almeida (PCdoB-BA) e João Roma (PRB-BA).

O cheiro de alfazema, o tapete branco e colares de contas azuis e brancas invadiram o Congresso Nacional levando a mensagem de paz, marca do afoxé que desfila no carnaval de Salvador. O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) autor da homenagem e diretor institucional da agremiação reverenciou a resistência dos fundadores do bloco, criado em 1949 por stivadores do Porto de Salvador.

"O afoxé Filhos de Gandhy nasce em um momento de extraordinários desafios. Momento de crise econômica, repactuação na vida política, supressão da liberdade e onde os ataques às ideias progressistas estavam presentes, assim como hoje. Mesmo assim, resistindo e empunhando a bandeira da paz, os estivadores decidiram se integrar ao carnaval e nesta trajetória de 70 anos, o bloco Filhos de Gandhy preservou sua tradição, símbolos e adereços cultuando a paz. E como dizia Mahatma Gandhi: Não há caminho para a paz, a paz é o caminho", destacou Daniel.

O líder da bancada comunista também parabenizou a cidade de Salvador pelo aniversário de 470 anos, celebrados no próximo dia 29 de março. "Homenagear Salvador é homenagear seu povo, sua ancestralidade, seu povo criativo, de luta e principalmente sua diversidade. Cidade que me acolheu quando vim do interior e tive a honra de ser eleito vereador por quatro mandatos. Aprendi que com alegria e energia podemos enfrentar com determinação as dificuldades", afirmou.

Vice-líder do PCdoB na Câmara, a deputada Alice Portugal (BA) destacou a importância da homenagem conjunta. “O nosso coração bate de maneira especial por esse Afoxé que é a alma pacificadora, é a alma antirracista, é a alma absolutamente ligada ao espírito da nossa gente. Parabéns, Filhos de Gandhy pelo que vocês arrastam pelas ruas da Bahia, a paz”, afirmou Alice Portugal.

A mesa da sessão foi composta pela secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana, pelo senador Jaques Wagner, pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Davidson Magalhães, pelo secretário de Cultura e Turismo do município de Salvador, Claudio Tinoco e pelo presidente dos Filhos de Gandhy, Gilsoney de Oliveira.

Os deputados federais Bacelar, Jorge Solla, Adolfo Menezes e Marcelo Nilo também marcaram presença destacando o significado das homenagens ao tradicional bloco carnavalesco de Salvador e aniversário da primeira capital do país.

Fonte: Ascom Deputado Daniel Almeida









Últimas Notícias


Artigo
Daniel Almeida: 100 dias perdidos no Brasil

Lula Livre
“É cada vez mais necessário gritar Lula Livre”, afirma Daniel Almeida


Daniel participa de ato realizado por Agentes de saúde


Sessão Solene comemora 70 anos do Afoxé Filhos de Gandhy e 470 anos de Salvador


Líder do PCdoB na Câmara comemora os 97 anos de luta do PCdoB


Notícias relacionadas



Sessão Solene comemora 70 anos do Afoxé Filhos de Gandhy e 470 anos de Salvador

Direitos Humanos
Daniel cobra respeito aos direitos humanos no Brasil

Assembleia Legislativa
Fecomércio é homenageada durante sessão especial na Alba

STF exclui Daniel Almeida da Lava Jato
STF exclui Daniel Almeida da Lava Jato - Fachin arquiva três investigações abertas com delação da Odebrecht


PCdoB quer reverter danos da Reforma da Previdência



Escritório Político Salvador:
Rua Rubens Guelli, 134, Ed. Empresarial Itaigara, sala 203
Itaigara, Salvador-BA
CEP: 41815-135

Tel: (71) 3266-0063
ascom@daniel.org.br