segunda-feira, 9 de abril de 2018

Comissão Geral debate fechamento da Fafen nos estados da Bahia e Sergipe



Os deputados federais Daniel Almeida (PCdoB) e Luiz Caetano (PT) são autores da proposta.

O Plenário da Câmara dos Deputados realiza na próxima terça-feira (10), às 9h30, a Comissão Geral para discutir "Os impactos dos desinvestimentos da Petrobrás na indústria nacional e as consequências na economia da Bahia e de Sergipe", com o possível fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN), em Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE). Depois da decisão sobre suspensão do fechamento das fábricas por 120 dias, os parlamentares ressaltam a importância da realização do debate em Brasília.

“Esse adiamento do fechamento da Fafen não resolve a questão em sua totalidade. Temos que discutir com afinco pela manutenção dos postos de trabalho, são mais de mil trabalhadores que estão com seus empregos ameaçados. Além dos efeitos negativos sob a cadeia produtiva dependente dos insumos da empresa e da economia local. Precisamos buscar alternativas para a manutenção da empresa no estado”, afirmou Daniel Almeida.

O deputado petista também endossou o coro sobre a ameaça no encerramento das atividades das fábricas. “Somos radicalmente contra essa tal hibernação da Fafen que, na verdade, representa o seu fechamento. Conseguimos adiar por 180 dias, mas não vamos aceitar que a fábrica feche nem por um dia, pois ela é uma fábrica que gera emprego e renda para a Bahia e Sergipe. Fechar a Fafen é mais um exemplo da equivocada política econômica do governo de Temer”, disse Caetano.

Os governadores da Bahia, Rui Costa (PT); e de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB); foram convidados, assim como sindicatos, representantes da Fafen, Petrobras e outras instituições ligadas ao setor. A FAFEN-BA começou suas operações em 1971 sendo a primeira fábrica instalada no Polo Petroquímico de Camaçari e a primeira a fabricar ureia no Brasil. Atualmente, emprega cerca de 700 trabalhadores diretos. A unidade de Sergipe opera desde 1982 e conta com cerca de 300 empregos diretos.

Fonte: Ascom Daniel Almeida









Últimas Notícias


Diap
Daniel Almeida está entre os “Cabeças” do Congresso


Daniel Almeida: Defesa do trabalhador, reforma política democrática

Eleições 2018
Daniel inaugura comitê político de campanha


Deputado federal Daniel Almeida comemora efetivação de Leis de sua autoria


Entidades e governo defendem o Acordo de Madrid em audiência pública da CDEICS


Notícias relacionadas


Economia
Seminário discute desinvestimentos da Petrobras e impactos na economia da Bahia

Fafen
Desinvestimento na Petrobras aumenta desemprego

Fafen
Após pressão da Oposição, governo recua no fechamento da Fafen

Fafen
Governo fecha fábrica de fertilizantes da Petrobras

Fábrica
Daniel Almeida solicita Comissão Geral para tratar sobre fechamento da FAFEN



Escritório Político Salvador:
Rua Rubens Guelli, 134, Ed. Empresarial Itaigara, sala 203
Itaigara, Salvador-BA
CEP: 41815-135

Tel: (71) 3266-0063
ascom@daniel.org.br