NOTÍCIA

Daniel Almeida apoia greve de petroleiros na Bahia

Por PCdoB Bahia

Publicado em quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021


Richard Silva

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) expressou, por meio de suas redes sociais, que defende a greve dos funcionários da Petrobras na Bahia, anunciada para começar hoje. “Total apoio a categoria dos petroleiros”, declarou o parlamentar.

A greve é uma resposta à venda da Refinaria Landulpho Alves, que aconteceu no dia 8 deste mês. Conforme o Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro Bahia), a ação, sem tempo determinado para terminar, tem como objetivo defender os empregos e os direitos dos trabalhadores, além de lutar contra o assédio moral e a insegurança nas unidades do Sistema Petrobras.

A Sindipetro Bahia afirmou que “os petroleiros vêm sendo afetados com essa decisão de venda das unidades da estatal. Na Bahia, o cenário é de terror, com a transformação do assédio moral em ferramenta de gestão, o que gerou adoecimentos e até morte. Soma-se a isso, a redução acelerada dos quadros dos funcionários para menos de um terço do que havia poucos anos atrás e a continuidade dessas reduções com programas de demissão e transferências forçadas”.

A entidade informou que enviou notificação sobre o início da greve para a direção da Petrobras, para o Ministério Público do Trabalho e para o Tribunal Regional do Trabalho. Argumentou ainda como a privatização da Refinaria Landulpho Alves impacta na questão socioeconômica do estado.

“O desmonte da Petrobras e sua iminente saída da Bahia vem provocando sérias consequências para o estado e os municípios produtores de petróleo, que têm nos impostos pagos pela estatal uma das suas principais fontes de receitas”, avaliou a Sindipetro Bahia.