quarta-feira, 21 de março de 2018


FÁBRICA

Daniel Almeida solicita Comissão Geral para tratar sobre fechamento da FAFEN



O parlamentar criticou fechamento de empresa no polo petroquímico e colheu assinaturas para reunião em caráter de urgência com presidente da Petrobrás.

Richard Silva

Durante sessão plenária na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (20), o deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) protestou contra o fechamento de duas unidades da FAFEN – Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados na Bahia e Sergipe. No discurso, Daniel citou os prejuízos para a economia do Nordeste e solicitou, a abertura de uma Comissão Geral para debater os impactos dos desinvestimentos da Petrobrás na indústria nacional.

"A notícia da desativação das atividades das unidades da FAFEN é preocupante, especialmente em razão das consequências para a nossa economia, mas, sobretudo no já combalido mercado de trabalho, uma vez que há possibilidade de mais de mil trabalhadores diretos perderem os seus postos de trabalho com a desativação", disse o parlamentar.

Segundo o anúncio da Petrobrás, a desativação das unidades de produção ocorrerá até o final do primeiro semestre de 2018. "Não podemos permitir que mais trabalhadores sejam penalizados com a perda dos seus postos de trabalho, por isso convoco todos os deputados da Bahia, de Sergipe e do Nordeste a nos unirmos para tentar barrar mais esse desmonte", solicitou Almeida.

Em âmbito estadual, além da perda nos postos de trabalho, haverá déficit na renda e receita dos municípios da região, sem contar potencial dano a toda cadeia produtiva do Polo Petroquímico dependente dos insumos da empresa. A FAFEN-BA começou suas operações em 1971 sendo a primeira fábrica instalada no Polo Petroquímico de Camaçari e a primeira a fabricar ureia no Brasil. Atualmente emprega cerca de 700 trabalhadores diretos. Já a FAFEN-SE entrou em operação em 1982 e conta atualmente com cerca de 300 empregados diretos.

Fonte: Ascom Daniel Almeida









Últimas Notícias


CDEICS
Precarização e direitos trabalhistas são destaques em painel da CDEICS


Política Externa e Inserção Internacional são temas de audiência na CDEICS

Estatais
Daniel Almeida comemora decisão do STF que impede desmonte da Petrobras

Abastecimento
Daniel Almeida comemora inauguração da adutora em Campo Alegre de Lourdes


Painel promovido pela CDEICS debateu financiamento do desenvolvimento econômico


Notícias relacionadas


Economia
Seminário discute desinvestimentos da Petrobras e impactos na economia da Bahia

Fafen
Desinvestimento na Petrobras aumenta desemprego


Comissão Geral debate fechamento da Fafen nos estados da Bahia e Sergipe

Fafen
Após pressão da Oposição, governo recua no fechamento da Fafen



Escritório Político Salvador:
Rua Rubens Guelli, 134, Ed. Empresarial Itaigara, sala 203
Itaigara, Salvador-BA
CEP: 41815-135

Tel: (71) 3266-0063
ascom@daniel.org.br