quarta-feira, 13 de junho de 2018

Painel promovido pela CDEICS debateu financiamento do desenvolvimento econômico



Nesta quarta-feira (13), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço, promoveu painel sobre "O financiamento do desenvolvimento econômico: o papel do sistema financeiro, dos bancos públicos e do BNDES no desenvolvimento".

Michel de Jesus Câmara dos Deputados

Seguindo o planejamento de realizar debates sobre temas importantes para o parlamento e a sociedade brasileira, a CDEICS convidou especialistas para debater o financiamento para o desenvolvimento econômico. A convidada para palestrar foi a professora Maria de Lourdes Rollemberg Mollo, do Departamento de Economia (ECO/UnB) e pesquisadora do Núcleo de Economia do Turismo do Centro de Excelência em Turismo da UnB (CET/UnB) foi eleita membro associado da World Academy of Art and Science (WAAS). A docente é a primeira mulher brasileira a ocupar essa posição na WAAS.

O presidente da CDEICS, deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) falou da importância de realizar debates na Comissão de temas tão relevantes como o financiamento do desenvolvimento no país e o papel desempenhado pelos bancos públicos no sistema financeiro nacional, principalmente, no atual momento de crise econômica que passa o Brasil. Almeida lamentou os contratempos que ocasionaram a ausência dos demais palestrantes e agradeceu a presença da professora Mollo.

Segundo a professora Maria de Lourdes Rollemberg Mollo não há consenso entre os economistas sobre a política de investimento. A visão neoliberal dominante, dita ortodoxa, vê os bancos públicos sem importância no desenvolvimento, e bancos privados como intermediários entre poupadores e investidores, com a lógica de mercado garantindo a eficiência da alocação de recursos. Já a visão heterodoxa, contrária ao neoliberalismo econômico, vê como importante papel para os bancos privados e para os bancos públicos no desenvolvimento econômico.

O Papel dos Bancos Públicos

Durante explanação, a professora Mollo defendeu a atuação dos bancos públicos no sistema financeiro para reduzir a taxa de juros para forçar a redução dos juros privados pela concorrência; financiar o investimento estatal para estimular a economia. Como o investimento público não visa lucro, não depende de expectativas de lucro. Investir sem objetivo de lucro, para criar emprego e renda. Concluiu dizendo que tanto os bancos públicos como os bancos privados ganham com uma política monetária e fiscal que incentive o investimento com taxas de juros baixa. E que o BNDES tem papel fundamental na política de empréstimos com juros baixos contribuindo para o crescimento da economia brasileira.

O deputado Antonio Balhmann (PDT/CE) questionou porque só os bancos públicos teriam o papel de financiar o desenvolvimento. Lamentou o desinteresse do setor privado em investir no desenvolvimento do país, assim, como acontece em outros países, onde os bancos privados financiam o investimento, e aqui não querem ter risco financeiro. A deputada Erika Kokay (PT/DF) reforçou o papel dos bancos públicos citando a Caixa Econômica Federal que é a principal financiadora do crédito habitacional no sistema imobiliário brasileiro, por isso, defendeu uma política justa para o desenvolvimento do país. O deputado Helder Salomão (PT/ES) parabenizou a iniciativa da audiência pública e salientou que a atual política governamental está gerando incertezas na economia do Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CDEICS









Últimas Notícias


Diap
Daniel Almeida está entre os “Cabeças” do Congresso


Daniel Almeida: Defesa do trabalhador, reforma política democrática

Eleições 2018
Daniel inaugura comitê político de campanha


Deputado federal Daniel Almeida comemora efetivação de Leis de sua autoria


Entidades e governo defendem o Acordo de Madrid em audiência pública da CDEICS


Notícias relacionadas



Daniel Almeida: Defesa do trabalhador, reforma política democrática

Balanço
Daniel Almeida faz balanço de 2017

Bancos Públicos
Economia é “ameaçada” com desmonte dos bancos públicos

Financiamento de campanha
Congresso tenta avançar em fundo para financiamento de campanhas


Câmara mantém coligações para 2018



Escritório Político Salvador:
Rua Rubens Guelli, 134, Ed. Empresarial Itaigara, sala 203
Itaigara, Salvador-BA
CEP: 41815-135

Tel: (71) 3266-0063
ascom@daniel.org.br