quarta-feira, 26 de setembro de 2018


ELEIÇÕES 2018

Daniel Almeida: Povo brasileiro deve se mobilizar para resgatar o país




O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) exibe nesta terça-feira (25) um depoimento do deputado federal Daniel Almeida (BA), candidato à reeleição. Em encontro do partido em São Paulo, Daniel Almeida conversou com a Comunicação.

No vídeo, o candidato ressalta que esta eleição é decisiva para o Brasil, e por isso, o povo brasileiro deve se mobilizar para o desafio de resgatar o país. “Resgatar a soberania, a democracia, os direitos sociais e dos trabalhadores e o direito do Brasil se desenvolver. É com esse espirito de fé e esperança, de capacidade do povo brasileiro se levantar, de se recuperar através do voto, que entramos nessa disputa eleitoral”.

Segundo Daniel, o desafio no estado da Bahia é manter o projeto liderado pelo atual governador, Rui Costa (PT), garantir a ampliação da bancada do PCdoB, elegendo três deputados federais e no mínimo, quatro deputados estaduais. “Estou animado para enfrentar esta batalha, para que possamos dar continuidade aqui na Câmara dos Deputados o trabalho que temos desenvolvido em defesa dos trabalhadores, sendo porta-voz dos trabalhadores e da agricultura familiar, da defesa dos interesses nacionais contra as privatizações e a recuperação da nossa indústria”.

Trajetória

Daniel Almeida é técnico em Instrumentação Industrial e possui curso superior de licenciatura em História. Ele iniciou sua militância política nas assembleias operárias do Pólo Petroquímico de Camaçari.

Entre 1983 e 1989, Daniel foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado da Bahia (Sinditextil), e da Central Única dos Trabalhadores Metropolitana, entre 1993 e 1995, liderando importantes greves operárias no Centro Industrial de Aratu (CIA) e apoiando movimentos dos trabalhadores em Camaçari e outras concentrações industriais da Região Metropolitana de Salvador.

Daniel foi vereador de Salvador pelo PCdoB por quatro mandatos, entre 1989 e 2003. Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Cidadão da Câmara de Salvador intermediou o acordo que determinou a existência de empacotadores nos supermercados, deflagrou a campanha contra o cartel dos combustíveis e buscou o Ministério Público contra a Taxa de Iluminação Pública. Foi Daniel quem elaborou o Manual de Orientação a Pais de Alunos, para defendê-los dos abusos das escolas pagas. E ele foi o autor da lei dos 15 minutos nas filas dos bancos e da proposta de ampliação do horário de atendimento bancário para 8 horas diárias.

Em 2002, Daniel foi eleito deputado federal para o primeiro mandato com 95.485 votos. Se candidatou a prefeito de Simões Filho, em 2004, e ajudou a derrubar o domínio político autoritário que imperava na cidade.

Nas eleições de 2010 foi o deputado federal mais votado do PCdoB na Bahia, reeleito com 135.817 mil votos. Nas eleições de 2014 mais uma vez foi campeão nas urnas, atingindo a marca de 135.382 mil votos.

Líder do PCdoB na Câmara Federal em 2009 e 2016, Daniel Almeida tem se destacado no Congresso Nacional. No seu quarto mandato, é um dos parlamentares mais atuantes em Brasília, indicado oito vezes consecutivas pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional.

Em Brasília, denunciou o Copes/Data Certa e luta pela regulamentação da profissão dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Participou das comissões que discutiram a valorização do Salário Mínimo, a Reforma Sindical e o Código Brasileiro dos Combustíveis.

Daniel propôs a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a privatização das teles e os aumentos abusivos das tarifas, foi um dos membros da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigou a compra de votos e participou das Comissões de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias, de Direitos Humanos e a do Trabalho, Administração e Serviço Público.

Daniel é autor da lei que criou o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa – comemorado em 21 de janeiro, da proposta de redução da Jornada de Trabalho, em tramitação na Câmara, além de outros projetos de interesse social.

Fonte: PCdoB









Últimas Notícias



Presidente da CDEICS apresenta balanço das atividades de 2018

Direitos Humanos
Daniel cobra respeito aos direitos humanos no Brasil


Emenda parlamentar de Daniel Almeida garante ampliação do Hospital Municipal de Itiúba

Prevenção
Projeto de Daniel que estimula exames preventivos de câncer vai à sanção


PCdoB e PPL celebram união em ato político


Notícias relacionadas



Presidente da CDEICS apresenta balanço das atividades de 2018

Direitos Humanos
Daniel cobra respeito aos direitos humanos no Brasil


Emenda parlamentar de Daniel Almeida garante ampliação do Hospital Municipal de Itiúba

Prevenção
Projeto de Daniel que estimula exames preventivos de câncer vai à sanção


PCdoB e PPL celebram união em ato político



Escritório Político Salvador:
Rua Rubens Guelli, 134, Ed. Empresarial Itaigara, sala 203
Itaigara, Salvador-BA
CEP: 41815-135

Tel: (71) 3266-0063
ascom@daniel.org.br