segunda-feira, 25 de março de 2019

Sessão Solene comemora 70 anos do Afoxé Filhos de Gandhy e 470 anos de Salvador



@igorsanthz

A joia rara, o tradicional Afoxé Filhos de Gandhy, promete levar seu tapete branco para o plenário da Câmara dos Deputados no próximo dia 27 de março. A Sessão Solene que também comemora os 470 anos da cidade de Salvador, proposta pelos deputados Daniel Almeida (PCdoB/BA) e João Roma (PRB/BA), homenageia os 70 anos de desfiles dos Filhos de Gandhy, considerado um dos maiores blocos do Brasil, símbolo de reverência à paz e respeito à ancestralidade. O evento celebra também a história de Salvador, primeira capital do Brasil que, sobretudo, nos últimos anos, tem se destacado pelo progresso no cenário nacional.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA), destaca a importância da homenagem ao Afoxé: "Celebrar esses 70 anos de história, cultura e resistência dos Filhos de Gandhy é reconhecer o valor dessa instituição para o patrimônio cultural da Bahia e do Brasil. É uma oportunidade de emergir essa energia da cultura da paz e respeito à diversidade, principalmente neste atual momento em que verificamos tanta violência e intolerância", declara.

Para o deputado João Roma (PRB/BA), a comemoração é uma justa homenagem às raízes culturais do povo brasileiro: “este é um importante reconhecimento. Salvador exerce grande relevância em nossa história, terra de um povo plural e tolerante, a primeira capital do Brasil, palco de fatos marcantes da memória de nosso país, e o afoxé Filhos de Gandhy faz parte da natureza desta essência, das manifestações que nos faz um povo diverso”, afirma.

História

70 anos:Fundado em 1949 por Estivadores do Porto de Salvador, o Afoxé Filhos de Gandhy desfilou pela primeira no carnaval de Salvador cantando marchinhas até se dedicar a embalar milhares de foliões no ritmo ijexá. O conhecido 'tapete branco' reúne cerca de 10 mil associados que utilizam fantasia composta por um lençol de 2,20m X 2,00m, pintura com o tema do carnaval, turbante feito de toalha de banho com uma pedra azul, que faz referência aos marajás indianos. A agremiação é reconhecida pela distribuição de colares das cores azul e branco, reverência aos orixás Oxalá e Ogum e também o uso do perfume alfazema, formas de pregar a paz durante a folia.

470 anos: Salvador vive um momento especial, indicada pelo New York Times e pela BBC como um dos melhores destinos para se conhecer no mundo, a capital está em pleno verão da década e o cenário é animador, com recorde de ocupação hoteleira e a economia altamente movimentada. Celebrar seus 470 anos com honraria é uma justa e digna homenagem.

 

EVENTO:Sessão Solene em comemoração aos 70 anos do Afoxé Filhos de Gandhy e aos 470 anos de Salvador

QUANDO:27 de Março de 2019

LOCAL: Plenário Ulysses Guimarães, Câmara dos Deputados.

HORÁRIO:9h

Fonte: Ascom Daniel Almeida









Últimas Notícias


Artigo
Daniel Almeida: 100 dias perdidos no Brasil

Lula Livre
“É cada vez mais necessário gritar Lula Livre”, afirma Daniel Almeida


Daniel participa de ato realizado por Agentes de saúde


Filhos de Gandhy celebram cultura da paz em sessão solene na Câmara


Líder do PCdoB na Câmara comemora os 97 anos de luta do PCdoB


Notícias relacionadas



Filhos de Gandhy celebram cultura da paz em sessão solene na Câmara

Direitos Humanos
Daniel cobra respeito aos direitos humanos no Brasil

Assembleia Legislativa
Fecomércio é homenageada durante sessão especial na Alba

STF exclui Daniel Almeida da Lava Jato
STF exclui Daniel Almeida da Lava Jato - Fachin arquiva três investigações abertas com delação da Odebrecht


PCdoB quer reverter danos da Reforma da Previdência



Escritório Político Salvador:
Rua Rubens Guelli, 134, Ed. Empresarial Itaigara, sala 203
Itaigara, Salvador-BA
CEP: 41815-135

Tel: (71) 3266-0063
ascom@daniel.org.br