O deputado do PCdoB quer reunir o colegiado com os setores envolvidos para verificar os fatores que explicam a alta de preços.

Foto: Claudio Reis / Câmara dos Deputados
Eleito nesta quarta-feira (19) presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) diz que vai priorizar o debate sobre os preços dos alimentos no país. O parlamentar quer reunir todos os setores envolvidos para verificar os fatores que explicam a alta de preços.
“Vamos propor uma audiência pública para debater esse tema e trazer as redes de supermercados, os produtores de alimentos e os responsáveis pela distribuição para ver se há desajuste nessa relação”, afirma o deputado, que foi eleito por unanimidade.
Daniel considera o debate sobre a cesta básica imprescindível, pois está afetando a vida dos brasileiros nos dias atuais. “Nós temos às vezes abusos que são praticados por parte de fornecedores aqui e acolá. O foco será sempre a defesa do consumidor que tem direito a uma relação de consumo saudável, respeito à legislação e tenha direito de ter, por exemplo, acesso ao alimento”, diz.
O deputado afirma que vai apresentar um plano de trabalho levando em conta as opiniões que se expressam no colegiado, mas a defesa do consumidor será sempre o foco central. “Essa relação de consumo produz muita desigualdade e muita injustiça”, ressalta.
Após ser eleito, o parlamentar agradeceu a indicação da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), do líder do seu partido, Renildo Calheiros (PE) e de toda a bancada do PCdoB que foi coesa na sua escolha. Lembrou da sua experiência quando presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor, em 1988, da Câmara Municipal de Salvador.
“Ali eu tive uma oportunidade de estar mais perto da demanda, estudar o código de defesa do consumidor e me interessar mais pelo tema. Ninguém pode se afastar desse tema porque ele perpassa todas as relações econômicas, sociais e políticas que a sociedade vivencia”, disse.
O líder do PCdoB parabenizou o colega de bancada pela nova missão. “Essa é uma das comissões mais importantes, porque ela lida com um assunto que interessa a toda a sociedade. O consumidor no Brasil, comumente, é muito desrespeitado e é necessário o fortalecimento do trabalho dessa comissão”, afirma Renildo.
Atribuições
A Comissão de Defesa do Consumidor trata de temas como economia popular e repressão ao abuso do poder econômico; relações de consumo e medidas de defesa do consumidor; além de composição, qualidade, apresentação, publicidade e distribuição de bens e serviços.
Com informações de Iram Alfaia, do Portal Vermelho.
Comments